Como desenvolver sua própria marca de suplementos alimentares

Saiba como a terceirização de suplementos alimentares com a Giornata pode otimizar a sua produção e aumentar seus rendimentos

Quando se fala em alimentação, o superalimento é uma das principais tendências da atualidade. Os superalimentos estão em alta, justamente por conta do momento em que vivemos. A aposta no consumo deste tipo de produto se dá pela maior preocupação dos consumidores por qualidade de saúde, optando por alimentos que beneficiam o sistema imunológico, que potencializem a atividade física e que complementem a dieta, adaptogênicos, além de produtos que melhoram o bem-estar ou auxiliam na concentração. Esta é uma demanda que vem dos próprios consumidores, que querem ter os benefícios da boa alimentação com mais praticidade.

Por meio de novas tecnologias, hoje temos alternativas que podem nos conceder uma alimentação mais rica em nutrientes, quando preferimos pelos suplementos.  Essa opção tem interessado aos consumidores que buscam um estilo de vida mais saudável. Por isso, estabelecimentos como academias, centros esportivos e casas de produtos naturais estão atentos para oferecer esse modelo de produto. Investir no ramo da suplementação é possível, sem a necessidade de se especializar na produção do formulado, que pode ser terceirizado a empresas especializadas na criação de formulações em pó, como a Giornata, por exemplo.

Pensando na facilitação de processos, a terceirização de produtos alimentícios é a melhor opção para quem quer iniciar seu próprio negócio no ramo e prefere focar no esforço de vendas e posicionamento da marca, afinal, criar a própria marca demanda certo tempo e estudo. Para alcançar o sucesso almejado, é preciso bastante pesquisa, definir  público-alvo, design e diferencial do seu produto, identidade e propósito da marca, fazer a análise de mercado, entre inúmeros outros fatores.

Contar com um parceiro de confiança no desenvolvimento e fabricação de formulados alimentícios, para quem deseja ter sua própria marca, pode trazer diversas vantagens competitivas e financeiras, pois dispensa investimentos em montagem de fábrica, compra de equipamentos, contratação de mão-de-obra especializada, entre outros. Além disso, o empreendedor pode contar com a experiência do parceiro de negócios na criação de produtos que vão ao encontro das necessidades mais emergentes dos consumidores, visto que a fábrica possui expertise na criação de produtos em pó, sendo capaz de identificar tendências e oportunidades.

A seguir, apresentaremos algumas dicas fundamentais que você pode utilizar como base para construir uma marca de suplementos forte e permanecer no mercado. Confira!

Desenvolva um diferencial competitivo único

Para ter sucesso ao criar sua própria marca de suplementos alimentares, é preciso conquistar o mercado com produtos inovadores, que, no mínimo, supram as necessidades do público-alvo. A fim de driblar a concorrência, atrair e fidelizar novos clientes, os produtos devem ter um diferencial competitivo que seja único, que faça o cliente preferir o seu produto ao de outra marca.

Os potenciais clientes gostam de adquirir produtos de qualidade e desejam ser surpreendidos. Por isso, procure inovar nos mínimos detalhes, não se limitando apenas ao produto, mas também oferecendo um atendimento personalizado, criando ambientes de interação nas mídias sociais e pontos de venda físicos, de forma que o consumidor sinta que vale a pena investir em seu produto.

Por meio de indicadores, faça um estudo do que está dando certo e do que pode melhorar. Ao definir o diferencial da marca, será possível direcionar o desenvolvimento do conceito da produção de todos os âmbitos que envolvem a apresentação do seu produto.

Crie uma boa identidade visual

A identidade visual é algo fundamental no desenvolvimento da sua marca de suplementos, pois permite que os seus clientes reconheçam e se lembrem da sua empresa. Ela deve transmitir confiança e estar de acordo com o produto a ser disponibilizado. Para que esse desenvolvimento seja efetivo, deve-se levar em consideração os objetivos, visões e valores da sua marca, além do público-alvo pretendidos e, até mesmo, a percepção que eles têm em relação à sua própria identidade.

É necessário, também, desenvolver a persona do seu negócio. Isso é, o cliente ideal para a sua empresa. Persona de uma marca, basicamente consiste na criação de um perfil que descreve quem é essa pessoa, quais são suas dores e necessidades diárias, comportamentos, experiências, além de tantos outros detalhes importantes que demonstram como ele toma decisões.

Da mesma forma como as pessoas expressam sua identidade através das roupas que usam, a música que escutam e os amigos com quem convivem, as marcas expressam sua identidade de outras maneiras, mas com a mesma intenção. Por meio dela, os clientes podem enxergar uma marca legítima e que gere identificação. Isso sem contar que permite se destacar em meio a tantos outros concorrentes. À medida em que sua marca vai evoluindo, o processo de definição e desenvolvimento da identidade visual terá, também, a sua própria evolução, isso porque, conforme o público tem contato com a marca, é possível refinar a comunicação.

A Giornata oferece possibilidades de desenvolvimento para marcas próprias, com simulação da identidade visual dos clientes.

Conheça bem o seu público-alvo

Ter ciência e definir o público-alvo é um dos pontos cruciais para a criação da sua marca. A medida em que se desenvolve a identidade da sua empresa, é necessário saber quem serão os clientes mais propensos a adquirirem o seu produto. É preciso definir se o seu produto será destinado a qual faixa etária, gênero, classe social, entre outras características.

Conhecer o público-alvo possibilita não só entender a direção em que se deve conduzir a marca, mas também ajuda a descobrir nichos de mercado que carecem de produtos especializados, permitindo obter maior destaque e, consequentemente, melhores resultados. Há várias formas de saber mais sobre o seu público-alvo, como conversar com seus clientes em potencial sobre que marcas eles costumam comprar e o que esperam dos produtos, como preços acessíveis, qualidade, variedade, etc.

Aprenda como fazer a gestão de branding

Conhecido através do termo em inglês branding, essa gestão engloba o desenvolvimento de estratégias com o objetivo de tornar a sua marca mais desejada e positiva na mente dos clientes. Ela está relacionada às emoções que a sua marca pode despertar nas pessoas. O branding, ou brand management, envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento.

Com uma estratégia coerente e relevante é possível aumentar o alcance do público com diferencial e autenticidade. No mercado, a concorrência é grande e você tem que achar uma forma de se destacar. Esse é um processo complexo de gestão em que os resultados demoram a aparecer, mas têm efeitos duradouros. Com um propósito bem definido, a marca pode encontrar um foco, que servirá como base para a criação dos elementos que vão fazer parte dela. Esse propósito deve integrar as mensagens a serem transmitidas pela sua empresa.

Um desenvolvimento efetivo de branding refere-se ao motivo pelo qual a organização existe. Ou seja, vai muito além da qualidade dos produtos ou do que a empresa faz, mas sim o que ela deseja oferecer. Nesse sentido, o propósito ajuda a nortear a cultura organizacional para atingir seus objetivos. Os atributos de marca ajudam a humanizar e a alinhar expectativas.

Para ancorar esses conceitos, é preciso definir o posicionamento.  Para entender o seu posicionamento, você precisa primeiro pensar em seus objetivos de negócio e qual o real valor que sua empresa e seu produto entregam. É a partir daí que você começa a pensar no seu posicionamento. Ele pode ser definido, então, como uma forma de entender o seu mercado, o que seus consumidores precisam e querem. A partir daí, olhar para dentro da sua empresa e entender como seu produto consegue se fazer presente e relevante nesse cenário.

Escolha fornecedores de confiança

A Giornata é especialista nesse tipo de terceirização de produção, atendendo negócios de diversos portes. Seja de um produto já disponível em nosso catálogo, como também para o desenvolvimento de projeto novinho em folha, nossa equipe técnica, equipamentos industriais e tecnologia de ponta estão totalmente a postos  para oferecer o que há de melhor em alimentos em pó, resultando em produtos extraordinários. Nosso trabalho é agilizar todo o processo de produção, otimizando o seu tempo.

Com a Giornata o empreendedor deixará algumas preocupações de lado, como:

  1. Imobilização financeira em maquinários;
  2. Imobilização em matérias-primas, embalagens e insumos;
  3. Contratação e administração de pessoal técnico;
  4. Administração de processos de fabricação;
  5. Controle de quebras e vencimentos de insumos;
  6. Espaços para estoques de matérias-primas e embalagens;
  7. Manutenção e depreciação de máquinas.

Essas facilitações fazem uma grande diferença com relação os investimentos a serem feitos, tanto de tempo, quanto financeiro.

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